quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial /CAPS Belmonte visitam a Exposição Portinari


Recebemos na tarde do dia 2 de agosto um grupo de adultos que necessitam de atenção especial para superarem as crises psicossociais pelas quais estão passando.
Os CAPS são  mantidos pelas Secretarias Municipais de Saúde e foram criados para assistir pessoas com problemas de saúde mental, individual e coletiva. Além de portadores de transtornos mentais, essas unidades atendem alcoólicos e dependentes químicos.
Ao recebê-los eu fiz a “clássica” pergunta: Vocês sabem o que vão ver aqui, hoje? No mesmo instante recebi a seguinte resposta: Vim “ bulir” no computador! A resposta vinha de uma agitadíssima jovem, chamada Luciane.
Após a visita orientada à exposição encaminhamos todos às oficinas de arte e Luciane aos computadores, para “ bulir” neles.
Solange e Nelma, da nossa equipe, davam-lhe toda a possível atenção e, quando Luciane conseguiu acertar todo o conjunto do jogo da memória, levantou os braços e  gritou, com alegria: ganhei! ganhei!


A emoção de Luciane é tão grande que ela se abraça à Solange.
Depois de muitos acertos, Luciane deixa o computador pulando, eufórica, por ter feito tantos pontos nos jogos Visita ao Mundo de Candinho.

As outras pessoas do grupo interessaram-se mais pelas oficinas. Alguns gostam de compor imagens com recortes de papel colorido,


Outros preferem a pintura com guache


Esta moça desenha com lápis de cor e canetas hidrocor


Algumas senhoras demonstram interesse na composição de pequenos mosaicos, utilizando sementes, papéis picados e outros materiais.



Depois de uma longa visita de quase duas horas, o grupo se despede de nós, mostrando o resultado do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário