segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Grupo de alunos da APAE visita a exposição Portinari


Associção de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE é uma instituição de carater filantrópico, de assistência social, que tem como objetivo principal o de promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência. A Instituição foi fundada em 1954, no Rio de Janeiro e mantem unidades em todos os estados e em muitas cidades do interior.
                       
APAE -UNA
Una também conta com uma unidade da APAE e as dedicadas professoras incluem seus alunos em todas as atividades que possam acrescentar algo ao desenvolvimento de cada um deles.
Recebemos um grupo pequeno e, conforme nos explicou a coordenadora pedagógica, eles são os que conseguem se locomover com facilidade, estabelecem a comunicação oral e têm melhor coordenação motora.

Três professoras acompanhavam o grupo, dando-lhes muita atenção e carinho o tempo todo.


O portador de deficiência cognitiva ou intelectual tem dificuldades de aprendizado, de compreensão das tarefas cotidianas e as professoras procuram facilitar o seu bem-estar e inclusão social.
O trabalho  dos profissionais da APAE busca promover o desenvolvimento global dos alunos, sua inclusão e integração na sociedade.
Oferecemos oficinas com diferentes técnicas e recursos para a prática da arte, e a de recorte e colagem despertou o interesse de alguns participantes.







 Procuramos explorar a criatividade e a autoestima através do desenho livre, utilizando diferentes materiais e técnicas.
Cada um dos participantes escolhe a oficina que deseja participar e alguns gostam de pegar os pincéis para pintar com tinta guache sobre papel.






A valorização da produção do portador de necessidades especiais é um dos princípios norteadores da Instituição. A exibição dos trabalhos realizados é uma grande satisfação para todos.






O nosso projeto visa a possibilidade de, através da arte, promover momentos de descontração e alegria, mas também nos dá um grande prazer estar presente na foto, recebendo o carinho  do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário