segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comandatuba


 Comandatuba éum dos distritos de Una. A vila é muito rústica e seus moradores sobrevivem da pesca, do pequeno comércio, que inclui barezinhos toscos e lojas de artesanato, voltadas aos turistas que chegam de ônibus especiais para embarcar na balsa que os levará aos Hotéis Transamérica, de altíssimo luxo, que estão localizados na Ilha.

O casario da vila é muito humilde e a rua principal  é de terra batida até próximo da pracinha da Igreja de São Sebastião, onde já há um calçamento de lajotas sextavadas.



O contrate é muito grande, entre as casinhas humildes da vila, e o cais onde ancora  a balsa que leva os hóspedes do Transamérica.


 Na vila há empresas especializadas em passeios turísticos e pesca no rio e arredores. São oferecidas várias opções: pesca na barra, passeio nos manguezais, visita à “lama negra”, entre outras.


 









As tapeceiras de Comandatuba – Dona Analice e Dona Vonir

Estou hospedada em uma pousada no vilarejo e aproveito o sábado para pesquisar se há algum artista popular local, interessante, que realize um trabalho  ligado às raízes culturais do vilarejo.
A poucos metros da pousada, em uma casa bem simples, encontro uma senhora trabalhando no tear manual. Peço licença para entrar e vejo que há mais teares e vários tapetes coloridos sobre eles, em cima de uma mesa e também do lado de fora da casa.

A tapeceira está sentada, dando acabamento na franja de um dos tapetes. É dona Analice, tapeceira de tear manual, há mais de 15 anos.




A artesã fala do seu trabalho, do tipo de linha que usa, do tempo que gasta para produzir cada tapete e do nome que deu ao seu empreendimento – Tecelagem Estrela do Mar.

Dona Vonir chega em seguida e vai direto para o tear.

Peço que as duas amigas posem juntas  para uma foto. Elas vem para o lado de fora da casa e se colocam junto aos tapetes.

Pergunto às duas como elas fazem para escoar toda a produção e elas me respondem que não têm nenhuma loja que compre delas para revender. O que elas produzem é vendido aos turistas que passam pelo vilarejo em direção à Ilha de Comandatuba.
A padronagem dos tapetes é muito variada, bastante geométrica e colorida e de formatos variados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário