segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os lírios do campo


Durante 15 dias tivemos o prazer de receber muitas crianças em nossa exposição Portinari Arte e Meio Ambiente, que integra o projeto Portinari para Todos.
Nossos amiguinhos vinham, trazidos pelas professoras, em turmas escolares ; junto com os pais ou até mesmo sozinhos quando moravam próximo da praça.
Saulo vinha quase todos os dias, pois mora próximo da praça. Estacionava a  bicicleta junto do toldo ateliê e pedia logo o material para trabalhar. Aos sábados ficava a manhã toda conosco e era preciso a avó ou o avô vir busca-lo e ele relutava muito para deixar o ateliê.
 A amiguinha  divertida acompanhava Saulo.

Visitamos a Comunidade de Campinhos no domingo, e, na semana seguinte, as crianças de Campinhos vieram ver a exposição e participar das atividades de arte.
As idades são variadas, mas a curiosidade é comum a todas as crianças. Querem ver tudo, ouvir as histórias que contamos, participar das oficinas.
As crianças de Campinhos vivem longe da cidade e suas atividades diárias estão ligadas à natureza, então um programa como este que lhes está sendo oferecido é um evento raro. A professora nos diz que esta é a  primeira vez que eles estão vendo uma exposição de arte.
São lindas as crianças de Campinhos! Portinari pintou muitos quadros em que o tema era a criança. Fazendo uma revisão na obra do artista encontramos várias personagens entre nossos amiguinhos visitantes.
   





  



Os meninos e meninas de Campinhos, com certeza, seriam a inspiração do artista, como foram os meninos e meninas  de Brodowski.
                  






As crianças também querem brincar na praça e a medida em que vão terminando seus desenhos correm e penduram-se , amontoando-se no trepa-trepa,                                                   

mas logo voltam para junto de nós, pois o lanche está chegando e ninguém resiste a um gostoso sanduíche e refrigerante.



E nós não resistimos aos encantos desses anjinhos e queremos abraçar todas elas.

As despedidas foram registradas nesta foto junto ao nosso caminhão

Ao observarmos a beleza  dessas crianças que  vivem em um povoado de pescadores e marisqueiras, com tão pouco acesso aos bens de consumo que as crianças da cidade têm, nos lembramos do Sermão da Montanha:
“ Olhai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem  Salomão em toda sua glória se cobriu como um deles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário