quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os alunos do CAPS ( Centro de Assistência Psico-Social)


Na manhã do dia 26 de maio recebemos a visita de 14 alunos do CAPS. Este Centro oferece atendimento a pessoas portadoras de problemas mentais; promove, através de programas de  assistência social, com atividades sócio-pedagógicas, a reinclusão de pessoas que vivem em estado de pobreza extrema e, que, levadas por esta condição de privações, passam a apresentar problemas mentais.

O sofrimento marca a aparência física dessas pessoas, mas pudemos sentir em cada uma delas uma grande alegria por estarem sendo incluídas e poderem realizar atividades de arte, o que muito os sensibiliza.
Quando eu proponho a eles que mostrem os seus desenhos e pinturas para que eu possa registrar o que fizeram, fotografando os trabalhos, tenho total aceitação.


 A quantidade de árvores desenhadas e pintadas deve-se a nossa informação de que 2011 foi escolhido para ser o Ano Internacional das Florestas.

Antonio desenha uma menininha e tenta me explicar o que quis dizer com o seu desenho.














E Priscila, que é uma das cantoras do Coral do CAPS, mostra o seu desenho para eu fotografar.

Alguns dos alunos celebram a primavera antecipadamente desenhando flores.







Depois de algum tempo desenhando, os alunos mostram-se cansados e Néia propõe que eles ouçam a história que ela lerá para eles e começa a ler o livro “Olha o Bicho” de Rubens Matuck. As rimas engraçadas fazem que alguns deles participem da leitura e riam muito.

Todos são levados para ver a exposição. A participação é grande. Todo mundo quer opinar sobre os quadros e quando eu os apresento ao quadro “Vendedor de passarinho”, com muita indignação, dizem que não se deve prender passarinho em gaiola, que isso é crime, que o IBAMA prende, enfim, todos têm consciência de que é uma prática criminosa, mas... logo em seguida , Francisco me diz: “ Curió, papagaio e periquito, pode colocar em gaiola!” e Antonio acrescenta” canário também”. E aí, para minha surpresa começam a contar que a mãe de um, o irmão de outro, o padrasto de um outro mantém pássaros de estimação em cativeiro!!!! Aí eu não entendo mais nada...
 

Antes de deixarem a exposição, Solange traz os bichinhos de pelúcia para distribuir. A alegria é geral! Todos parecem virar criança. Até os homens querem ganhar bichinho de pelúcia!




E eu ganho muitos abraços apertados !
Solange filma o grupo, sob os olhares curiosos de duas alunas: D.Rosa e Sirléia.
Eu e Solange acompanhamos o grupo até a van que os levará de volta à instituição.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário