sexta-feira, 10 de junho de 2011

As escolas de Canavieiras


O Município conta com 16 escolas no perímetro urbano e 42 no interior, na chamada zona rural. A maioria das escolas do interior têm somente um professor e são multisseriadas. Em uma mesma turma a professora atende a alunos de diferentes idades e séries , o que quer dizer que crianças de 5 anos podem estar estudando junto com adolescentes de 14, 15, 16 anos, com centros de interesse inteiramente opostos.
O estado da Bahia mantém 4 escolas em Canavieiras, com cerca de 3.000 alunos.
 São 7 as escolas particulares.
O grande apoio que nos foi dado através da Secretaria Municipal de Educação foi essencial para o sucesso do projeto aqui em Canavieiras. A Secretária, professora Genita e sua assessora, professora Ana Maria, não mediram esforços para que todas as escolas viessem visitar a exposição e participar das atividades de arte.
Esta é a professora Ana Maria, assessora da Secretária. É professora de artes, e  faz com que tudo aconteça com sucesso, pois para ela não há dificuldades. Somos atendidas em tudo o que precisamos. Obrigada Professora Ana! O Projeto Portinari levará uma excelente imagem da Secretaria de Educação de Canavieiras, de seus funcionários e principalmente da senhora e da Profa. Genita.
Foi disponibilizado um ônibus escolar para trazer os estudantes e seus professores, facilitando a vinda das escolas mais distantes.
 Todas as escolas municipais  e estaduais receberam o “ bauzinho do pintor” e algumas já iniciaram o trabalho com os alunos.
No dia da inauguração da exposição o Prefeito e a Secretária de Educação receberam o material, que foi posteriormente distribuído às escolas durante o seminário de capacitação de professores.
Registramos alguns momentos da visita orientada às escolas municipais , como na sequência abaixo.
A Escola Municipal Professora Noécia trouxe diversas turmas. Para criarmos um clima descontraído e convidativo à participação de todos, pedimos que os alunos se sentem no chão para uma “roda de conversa”.
Já no toldo ateliê, os alunos se dividem em grupos e procuram as atividades que mais gostariam de fazer.
Temos oficina de Pintura
Confecção de mosaico
Oficina de desenho
Uma outra atividade realizada durante a visita é o convite  para plantarem uma árvore virtual no site Tainá 3. Os alunos gostam muito desta atividade tão lúdica como educativa, pois com esta atitude estamos também realizando uma ação importante da educação ambiental, pois esta árvore estará sendo plantada na realidade, na Amazônia.
Visitem o site http://www.taina3.com.br/ e ajudem a reflorestar a Amazônia.


Alguns professores do Colégio Estadual Gov. Paulo Souto já iniciaram o trabalho com o bauzinho e os alunos retornam à exposição para colher informações sobre os quadros e realizar a pesquisa solicitada.







Os alunos do Colégio Estadual Osmário Batista participam ativamente da apresentação da professora  Solange.
Os alunos e alunas do curso de formação de professores participam, fazem anotações e muitas perguntas. São muito interessados e comentam que o que estão vendo será incorporado aos trabalhos de sala de aula.
Todas a noites recebemos os alunos da EJA. São adultos que já cumpriram uma dura jornada diurna de trabalho e à noite frequentam a escola para conquistar o conhecimento que não tiveram na infância. São esforçados, interessados e participantes das atividades de arte.

As escolas particulares João Calvino  e El Shadai trouxeram várias turmas e as crianças  participaram com grande entusiasmo



Calvino 7
Nos dois primeiros sábados que passamos na cidade  recebemos  três grupo de crianças de duas entidades espíritas de Canavieiras . Um deles da Comunidade Espírita Bezerra de Menezes e dois, do Centro Espírita União e Fraternidade.

Solange fez a visita orientada com o grupo. Além de descrever os quadros de Portinari , a professora Solange ressalta os conteúdos sociais que a obra de Portinari encerra, comentando dos valores humanísticos contidos nos  painéis Guerra e Paz e  fala também da necessidade de unirmos esforços por uma cultura de PAZ.
Ao encerrar sua apresentação Solange foi procurada pela professora Cleia, acompanhante do grupo, e que atende às crianças nas aulas de evangelização do Centro Espírita União e Fraternidade. A professora nos contou da sua alegria ao ouviu de Solange palavras que enfatizavam  a maneira como a arte de Portinari  está tão identificada com o cuidado com o ser humano, com o amor ao próximo; questões tão importantes interpretadas pelo artista. 
E para encerrar a semana, no domingo recebemos o grupo “  Desbravadores “ , da Igreja Adventista de Canavieiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário