segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pirralhos na praça


Portinari amava as crianças. Ele as pintou brincando as brincadeiras que também costumava brincar quando criança, em sua cidade natal, Brodowski. O mundo de Candinho era povoado de lembranças felizes de uma infância de menino do interior, montando cavalo em pelo, jogando amarelinha, fazendo roda, ouvindo histórias de lobisomem, de mula sem cabeça, de saci pererê,  contadas por D.Iria. Infância tão boa, que é relembrada em muitos de seus quadros, tais como :

Roda infantil
Meninos Pulando Carniça

 Cambalhota
Jogando futebol 
Um público constante em nossa exposição é o de crianças bem pequenas, de 3, 4, 5 e até de 2 anos. Elas são trazidas pelos pais ou pelos avós, que às vezes também gostam de participar das atividades e sentam-se junto aos pirralhos para curtir com eles o desenho, os jogos e até a oficina de sucata.


FOTO 1

As crianças são conduzidas por nossas monitoras até a exposição, onde são apresentadas aos quadros de Portinari. As explicações são rápidas e dentro do nível de compreensão dos pequeninos



FOTO 2


Rose, uma de nossas monitoras, aprecia o trabalho deste menininho de dois anos


Os pequeninos gostam tanto que retornam sempre, nos dias seguintes, buscando atividades novas.










    
                                                                                


Não é só a arte que privilegiamos em nossa exposição. Reservamos um cantinho especial com livros para todas as idades. Mesmo os pequeninos que ainda não estão alfabetizados gostam de se sentar no tatame de nossa mini-biblioteca para olhar as imagens coloridas dos livros, junto com “tia “Solange, que auxilia a compreensão, lendo as histórias para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário