terça-feira, 31 de maio de 2011

A inauguração II


As crianças da Ilha de Atalaia

A professora Vanessa é muito participante e não mede esforços para que seus alunos possam participar de todos os eventos culturais da cidade. Estive visitando a escola Casemiro Luiz Gomes, da comunidade de pescadores da ilha de Atalaia e Vanessa me falou das dificuldades que enfrenta para conseguir que as famílias matriculem as crianças na escola. São apenas 12 crianças freqüentando a escola da ilha. As mães são na maioria marisqueiras e semi-analfabetas, não compreendendo a necessidade dos filhos receberem uma educação formal na escola, para terem chance de construir um futuro melhor, sem a dependência da atividade de extrativista nos manguezais .

Vanessa levou o grupinho de alunos  para assistirem a inauguração da exposição Portinari , Arte e Meio Ambiente. As crianças participaram das atividades de arte propostas junto à exposição, mas não sabiam da surpresa que preparamos para elas: “Tia” Solange trouxe com ela bichinhos de pelúcia que fizeram a alegria de sua filha Priscila, hoje uma jovem universitária, para distribuir entre as crianças.
A alegria dos pequeninos era visível nos seus rostinhos surpresos.



O “bauzinho do pintor”, patrocinado pela Queiroz Galvão, guarda um conjunto de materiais didáticos relacionados com as questões de preservação do meio ambiente, tendo como fio condutor algumas obras de Portinari, para serem usados nas escolas. Ao encerrar a inauguração as crianças recebem o bauzinho da sua escola e saem orgulhosas, caminhando até o barco que as trouxe e as levará de volta à Atalaia.



Mas, antes de entrar no barco propomos uma foto com todo o grupo. Solange, eu e Vanessa estamos junto com o grupinho e somos as maiores torcedoras deste “time”, que incentivado pela professora vencerá, no futuro, todos os campeonatos que a vida lhes oferecerá.


Essas crianças me fazem lembrar o diário da infância de Portinari, em que ele escreveu: “Num pé de café nasci...” , fazendo menção ao seu nascimento em uma fazenda de café, na região paulista de Brodowski. Eu poderia dizer para eles: “Próximo aos pés das árvores do manguezal vocês nasceram...”.

Portinari deixou sua cidade natal, trocando-a pela capital, na época o Rio de Janeiro, para realizar o seu sonho de ser artista. Quando eu observo esta foto do grupo de alunos da Escola Municipal Casemiro Luiz Gomes faço votos de que todos eles possam realizar seus sonhos - saindo para alçar vôo mais alto, estudando na cidade grande ou  permanecendo junto ao seu chão de origem, junto ao manguezal.

Portinari aos 5 anos
        











A criançada começa a embarcar no barco, de volta à comunidade.


E lá vai a “Tia”Vanessa, agarrada ao seu bauzinho, que não contém ouro nem diamantes, mas um tesouro maior – educação...



Nenhum comentário:

Postar um comentário