segunda-feira, 9 de maio de 2011

fim de semana -7 e 8 de maio

Sábado chuvoso,  seguido de um lindo domingo ensolarado.


Este é o nosso segundo fim de semana na cidade.
Com a exposição colocada no foyer  do Teatro Municipal, nossas atividades estão mais restritas neste fim de semana, pois o movimento no Teatro é a partir das duas horas da tarde. Houve um espetáculo no sábado à  noite e na saída as pessoas paravam, observavam os quadros e fotografavam.





Aproveitamos a manhã livre para andar pela cidade. O tempo estava nublado e chovia bastante. Um hóspede do hotel, na portaria, nos disse que o Bataclan oferecia uma boa feijoada. Ficamos animadas a pegar mais um pouco de chuva e nos dirigimos ao Bataclan.


Para quem não se lembra do livro, da novela ou do filme Gabriela, Cravo e Canela, o Bataclan era o famoso cabaré da cidade, onde os poderosos “coronéis” do cacau “batiam o ponto” com as lindas mulheres trazidas por Maria Machadão, a legendária cafetina de Ilhéus.

 Dizem as pessoas mais velhas da cidade que o cabaré não ocupava os dois andares – estava localizado apenas no sobrado, pois no térreo  havia um armazém de secos e molhados que guardava mantimentos trazidos pelos navios, como mostra este espaço cenográfico do pequeno museu do Bataclan.


Com a proibição do jogo no país, na década de 1940, o local entrou em decadência. Anos mais tarde, o prédio foi restaurado e reaberto em 2004 como Centro Cultural Bataclan, mantendo a fachada e preservando os cenários do velho bordel. Restaurante, choperia, cybercafé, charutaria e salões de exposições integram o espaço cultural, que também oferece espetáculos teatrais e shows.



Almoçamos uma gostosa feijoada e em seguida visitamos todas as dependências do prédio.

O Centro Cultural é muito procurado por turistas e oferece aos visitantes pequenos cenários para compor fotografias, com objetos que nos remetem à época em que o local era realmente um cabaré.

Aproveitamos para tirar fotos no clima da época, sentadas à uma das mesas  do salão de shows.



No andar superior há o que eles chamam de “museu do Bataclan”, com alguns objetos de época em vitrines, fotos e uma réplica  do “quarto da Maria Machadão”, que na realidade se chamava Antônia Machadão.




O Centro Cultural Bataclan é um lugar interessante, que de certa forma, conta  uma época da história da cidade e, embora não tenha sido preservado com mais fidelidade, vale uma visita.


A chuva nos dá uma trégua neste domingo, 8 de maio, Dia das Mães. Acordo cedo e vejo da janela do meu quarto, finalmente, um dia de sol.



 Saímos para um passeio pela cidade. Nas ruas vazias, podemos observar melhor o colorido exuberante dos prédios. Alguns mantêm as fachadas originais



Vamos caminhando até a praça JJSeabra, onde está localizado o prédio da Prefeitura , o Palácio Paranaguá.




Caminhamos pela praia. O mar está lindo, mas a areia é muito suja. Junto com a vegetação trazida pela maré encontramos centenas de garrafas pet, junto a pedaços de isopor, solas de sapatos, garrafas de vidro, pedaços de madeira, troncos de árvores. É muito triste ver como o homem trata mal do espaço em que habita...



Da praia podemos ver a majestosa Catedral de São Sebastião, que tenho o privilégio de ver da janela do meu quarto .



Ao anoitecer vou até a Catedral para assistir à Missa das Mães e rezar pelas que já cumpriram sua missão aqui na Terra e também pelas mães dos amigos e amigas que ainda se encontram entre nós. O interior da Igreja é, também, muito bonito tal qual a sua fachada. O altar mor abriga uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, acima da imagem do Cristo Crucificado. As laterais têm pequenos altares, dedicados a N.S.do Perpétuo Socorro, N.S.Auxiliadora, São José , Santo Antonio , entre outros santos de devoção popular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário